Em nosso estado, houve um aumento de 20% nos casos de Feminicídio e mais de 19 mil agressões contra a mulher. De acordo com um projeto do G1, o Monitor de violência, o Pará é o 7º estado com mais mulheres vítimas de homicídio e 8º em de feminicídio. Com isso, foram registrados cerca de 58 casos de feminicídios no ano passado, além de 253 assassinatos cujas vítimas foram mulheres.
Levando em consideração que ninguém esta isento de vivenciar um ato de violência e que esta atinge pessoas de todas as classes sociais e níveis de escolaridade, não sendo diferente quando se trata de mulher, os bairros que apresentam maior incidência da criminalidade na Região Metropolitana de Belém, são: Guamá, Pedreira, Jurunas, Marco, Cidade Nova 1, 2, 3, 4, 5 e 8, Coqueiro, Sacramenta, São Brás, Marambaia e Campina. Já os bairros com a maior quantidade de vítimas de homicídio de mulheres e de feminicídio são: Marambaia, Sacramenta, Pedreira, Bengui, Pratinha, Telegráfo sem fio, Guamá, Agulha, Marco, Cabanagem e Tapanã.
Nota-se que há bairros em comum no que tange a incidência de violência e a ocorrência de feminicídios, de modo que, em bairros marcados pela periferia, a ocorrência desta qualificadora do homicídio é dada de forma heterogênea.
Os bairros com maior índice de ocorrência de feminicídio possuem delegacia. Contudo, somente isso não é necessário, uma vez que diversas mulheres que foram registrar o boletim de ocorrência relataram ser “desencorajada” a dar continuidade na denúncia.